Programas e Projetos

O que é o PEI?

 

O Programa Ensino Integral (PEI) contempla o desenvolvimento dos estudantes em suas diversas dimensões. Conforme já assinalado pelo Currículo Paulista, cabe a todos os profissionais de educação da rede pública paulista um olhar sistêmico sobre a formação do estudante para que este possa desenvolver competências e habilidades em todos os níveis, intelectual, físico, socioemocional e cultural.

Uma educação integral é aquela que forma o estudante para o exercício pleno da cidadania, sendo capaz de agir de forma autônoma, solidária e competente. Essa visão busca romper com o paradigma de que o jovem é um ser passivo diante da realidade.

O Programa oferece práticas e vivências que fortalecem o protagonismo juvenil, como os Clubes Juvenis.

Outra característica do PEI diz respeito às condições diferenciadas para o trabalho dos profissionais do Quadro de Magistério que atuam no programa, como o regime de dedicação plena e integral (RDPI).

O Programa Ensino Integral foi instituído pela Lei Complementar Nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012, e alterado pela Lei Complementar Nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012.

 

Acesse os arquivos sobre o PEI