Além da Escola

 

Criado em 2021, o Programa Além da Escola apresenta um grande desafio, que é diminuir a defasagem na aprendizagem e a desigualdade entre os estudantes da Rede Estadual Paulista, acentuadas pela pandemia de COVID-19.

Inicialmente, foram disponibilizadas 500 mil vagas, mediante a distribuição de chips com pacote de dados aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio que manifestaram interesse em participar. As atividades compõem as chamadas trilhas formativas. Ocorrem no contraturno, com dedicação diária de 1h 15min a 1h 45min, e estruturam-se em três pilares:

          Orientação de Estudos: tem como objetivos auxiliar os estudantes na gestão do tempo, desenvolvimento do processo de aprendizagem autônomo e resgate e aprimoramento das habilidades do Currículo em Ação, reduzindo defasagens de aprendizagem. Sob a orientação de um professor com aulas atribuídas no Projeto, os estudantes esclarecem dúvidas, organizam atividades das Missões, discutem ideias, apresentam atividades, entre outros. A participação é coletiva, com duração de duas aulas semanais e ocorre obrigatoriamente via aplicativo do Centro de Mídias.

          Apoio à Aprendizagem: momento individual, em que os estudantes realizam as atividades dos Componentes Curriculares Língua Portuguesa e Matemática de forma on-line, pelo aplicativo do Centro de Mídias. Essas atividades podem ser classificadas como conteúdos aprofundados, conteúdos resumidos, exercícios e conteúdos complementares. Contam também com o apoio de plataformas parceiras de apoio à aprendizagem como Khan Academy, Descomplica, Mangahigh e Aprendizap e vão oferecer suporte para o desenvolvimento das Missões.

          Missões: têm por objetivo conectar os conhecimentos e habilidades trabalhados nos outros dois pilares com a realidade dos estudantes. São propostas de desafios práticos a serem escolhidos e trabalhados por cada turma. Baseadas nos eixos orientadores investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo, contam com entregas individuais e coletivas durante o percurso. Para os estudantes do Ensino Médio, existe a possibilidade de desenvolvimento de Missões do Novotec Expresso. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essas Missões têm por objetivo fomentar o ensino técnico profissionalizante.

Na DER de Registro, a equipe Ponto Focal do Além da Escola é formada por:

Renata Serrano Rodrigues Shiratsu​
Supervisora de Ensino​
Fone: (13) 3828-1476​
E-mail: renata.shiratsu@educacao.sp.gov.br​

 

Cristina Maria Almeida Jacinto Ponsone ​
PEC Tecnologia ​
Fone: (13) 3828-1480​
E-mail: cristina.ponsone@educacao.sp.gov.br​

 

Josimar José Rosa ​
PEC de Filosofia​
Fone: (13) 3828-1454​
E-mail: josimar.rosa@educacao.sp.gov.br​

 

Legislação:

Atribuição de Professores: Resolução Seduc-52, de 5-5-2021

Distribuição Chips Estudantes: Resolução Seduc-30, de 2-3-2021

Distribuição Chips Servidores: Resolução Seduc–98, de 22-12-2020

Registro do Rendimento Escolar: Resolução Seduc 98, de 8-10-2021

FAQ Além da Escola

 

 

CONTEÚDOS DO PROGRAMA


 

CADERNOS DE REFERÊNCIA