Educação Escolar Indígena

A Professora Lauricéia Cristina Brisola de Jesus atua como PEC de Anos Iniciais e realiza o acompanhamento pedagógico da Educação Escolar Indígena junto à DER Registro.

A Secretaria da Educação atende em todo o Estado de São Paulo mais de 1,8 mil alunos de comunidades indígenas, totalizando 40 unidades escolares de educação básica, voltadas a estudantes das etnias Guarani Nhandewa, Guarani Mbya, Terena, Krenak e Kaingang.

A Diretoria de Ensino da Região de Registro atende 07 unidades escolares, hoje com 133 alunos, sendo da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas a estudantes da Etnia Guarani.

O Núcleo Pedagógico promove ações de formação continuada para os docentes indígenas, tendo em vista que a maioria não possui formação em nível superior e necessita de orientações básicas para o desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula, seja no uso dos diários, adaptação curricular e elaboração da Proposta Pedagógica da unidade escolar.

O conteúdo aplicado nas salas de aula segue as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo com um diferencial, as disciplinas são trabalhadas de acordo com os conhecimentos de cada etnia e os educadores são indígenas, que pertencem às aldeias em que as escolas estão locadas.

 

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias


 

ATPC – Aula de Atividade Pedagógica Coletiva 

Todo o material utilizado: Clique Aqui

 

 

Educação Infantil, Anos Inicias e EJA Anos Iniciais


 

ATPC – Aula de Atividade Pedagógica Coletiva

Todo o material utilizado: Clique Aqui