Educação Especial

PCNP de Educação Especial 

 

O Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) das Diretorias de Ensino, que atua na área da Educação Especial visa garantir o suporte à inclusão educacional dos alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos do espectro do autismo (TEA), atendendo às demandas peculiares da área pela qual é responsável, oferecendo o apoio pedagógico aos professores, promovendo a interlocução entre os professores da sala regular e da sala de recurso, e realizando orientações no que tange à Educação Especial. Atua há mais de 20 anos na rede estadual de educação, sendo que há 13 anos na área de Educação Especial.

 

A Professora Franciane Kierme Da Silva atua como PEC de Educação Especial junto à DER Registro.
Formação/Titulação
– Possui habilitação em Processamento de Dados (1991);
– Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro (1999);
– Especialização lato sensu em Língua, Literatura e Semiótica, pela Universidade São Judas Tadeu (2006);
– Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (2008);
– Especialização lato sensu em Educação Especial com ênfase na Deficiência Intelectual, pela UCP – Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná (2013);
– Especialização lato sensu em Educação Especial na área da Deficiência Visual, pela UNESP (2016);
– Bacharel em Serviço Social, pela UNISA-Universidade Santo Amaro (2020);
– Especialização lato sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana (cursando em 2021).
Fone: (13) 3828-1473
E-mail: Franciane.Silva@educacao.sp.gov.br

 

 

ATPC


 

Data: 27/10/2021

Tema: Atendimento educacional para o estudante com TEA

Material utilizado: https://comunicatea.com.br/ 

https://jadeautism.com/conheca-a-lei-romeo-mion-e-os-novos-direitos-das-pessoas-autistas/ 

https://jadeautism.com/a-inclusao-escolar-e-o-impacto-na-vida-de-alunos-com-tea/

 

Data: 13/10/2021

Tema: Diálogo da Educação Especial com a área de Linguagens

Material utilizado: Clique Aqui

 

Data: 29/09/2021

Tema: Altas Habilidades/Superdotação

Link do vídeo utilizado: https://www.youtube.com/watch?v=EcDfgUJPvHw

Link do texto utilizado:

Texto: Aulas inovadoras estimulam estudantes com Altas Habilidades/Superdotação  

https://www.ismart.org.br/2021/09/aulas-inovadoras-estimulam-estudantes-com-altas-habilidades-superdotacao/ 

 

Texto: Já ouviu falar dos benefícios de jogar videogame? Sim, eles existem! 

https://www.ismart.org.br/2021/08/ja-ouviu-falar-dos-beneficios-de-jogar-videogame-sim-eles-existem/

 

Texto: Superdotada: menina de 3 anos com QI de 146 entra para sociedade de gênios 

https://exame.com/pop/superdotada-menina-de-3-anos-com-qi-de-146-entra-para-sociedade-de-genios/

 

Data: 15/09/2021

Tema: Comunicação Alternativa

Link do vídeo utilizado: https://www.youtube.com/watch?v=BAHoXu5oY_I&t=56s

Link do texto utilizado: https://civiam.com.br/kit-de-iniciacao-a-comunicacao-alternativa-em-sala-de-aula-um-aliado-tambem-das-familias/

 

Data: 01/09/2021

Tema: Surdocegueira

Link do Material Utilizado: Clique Aqui

 

Data: 18/08/2021

Tema 1: Paraolimpíadas

Tema 2: Sondagem de alunos

Material Utilizado: Clique Aqui

 

 

Data: 04/08/2021

Tema: Estudando a Surdez

Link do vídeo utilizado: https://www.youtube.com/watch?v=Vw364_Oi4xc&t=2551s

Material utilizado: Clique Aqui

 

Data: 07/07/2021

Tema: Estudando a Deficiência Física

Segues os links dos vídeos utilizados:

Por que, Heloísa?: https://www.youtube.com/watch?v=fz4qm4lD29g

O que é paralisia cerebral?: https://www.youtube.com/watch?v=oo4NIPgqLW4

 

Data: 09/06/2021

Tema: Uma aula sobre autismo

Vídeo utilizado: https://www.youtube.com/watch?v=a57ItY3OCkE

 

Data: 28/05/2021

Tema: Como a linguagem do dia a dia pode ofender pessoas com deficiência.

Material utilizado: Clique Aqui

 

Data: 12/05/2021

Tema: Diversidade e inclusão na escola

Material utilizado: Clique Aqui

 

Data: 14/04/2021

Tema: A importância de não infantilizar adolescentes com deficiência

Material utilizado: Clique Aqui