SENAC REGISTRO – Curso Técnico – Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho

? Curso Técnico – Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Total de vagas: 35
https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Vagas destinadas a Bolsas: 34
https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Carga horária: 340 horas

Início: 18/09/2017
Término: 22/03/2018

Segunda: 13h30-17h30 ,
Terça: 13h30-17h30
Quarta: 13h30-17h30
Quinta: 13h30-17h30

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png O profissional formado nesse curso poderá atuar em equipes multiprofissionais, sob supervisão, em empresas privadas e públicas, incluindo os órgãos oficiais, como integrante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), participando dos projetos de educação do trabalhador, em especial, os programas de prevenção de doença e promoção da saúde. 
Poderá participar da elaboração e execução de programas voltados para grupos de riscos específicos que envolvam os trabalhadores, as famílias e a comunidade, de forma integrada e ética, mobilizando conhecimentos das ações de vigilância em saúde a fim de promover a melhoria da qualidade de vida. 
Diferenciais do curso: 
O curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho do Senac é alinhado com o mercado de trabalho, atendendo às exigências específicas da ocupação com docentes com experiência profissional na área que enfatizam situações de aprendizagem dinâmicas e interativas que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo. A organização curricular está estruturada por módulos possibilitando ao aluno o desenvolvimento de habilidades e a elaboração de projeto durante o curso para o desenvolvimento profissional.

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Pré-requisito
Pré-requisitos: Para matrícula na Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho, o candidato deve ter concluído o curso Técnico em Enfermagem.
O candidato que apresentar certificado de conclusão de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho poderá matricular-se diretamente no Módulo 5, desde que atenda aos demais requisitos de acesso desta especialização técnica.

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Mercado de Trabalho
No Brasil, a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, em vigor desde 2004, visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, colocando em prática ações que envolvam a promoção, a reabilitação e a vigilância na área da saúde do trabalhador. 
Segundo dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, no decorrer dos anos 2012 e 2013 foram registrados 711.164 acidentes e doenças do trabalho e 2.884 óbitos de trabalhadores decorrentes da atividade laboral. 
Diante deste quadro alarmante, mas passível de mudanças positivas, a união de forças contribuirá para a transformação do cenário nacional. A atuação do técnico e do auxiliar de enfermagem do trabalho, em conjunto com as equipes multidisciplinares, junto aos trabalhadores vai possibilitar uma perspectiva maior de vida com melhor qualidade. 
Compreender a atenção integral à saúde, ampliar as ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde do trabalhador, priorizar as ações de promoção e proteção especifica às de reparação, participar do desenvolvimento de ações educativas quanto aos aspectos de saúde e segurança dos trabalhadores e de estudos e pesquisas na área são algumas ações que o auxiliar e o técnico em enfermagem do trabalho poderão desenvolver com o intuito de transformar a vida dos trabalhadores, prevenindo dos acidentes e das doenças que rondam o seu dia a dia de trabalho.

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Ato de Autorização
Autorizado conforme Conselho Regional do Senac São Paulo Resolução nº 06/2016 de 29/03/2016.

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Método
As situações de aprendizagem previstas para o curso têm como eixo condutor um projeto que será construído no decorrer dos módulos, ou seja, por etapas, considerando as especificidades de cada módulo. O trabalho por projeto favorece o desenvolvimento das competências previstas em cada módulo na medida em que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem. Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório do trabalho por projeto.

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Programa
Atenção à saúde do trabalhador: desenvolvimento de competências que possibilitem o reconhecimento da área da saúde do trabalhador, a atuação e as responsabilidades do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem como integrantes da equipe dos serviços de saúde do trabalhador. (40 horas) 
Saúde e segurança do trabalhador: desenvolvimento de competências que permitam identificar e relacionar os riscos presentes no ambiente e no processo de trabalho com as alterações fisiológicas do trabalhador e possíveis impactos ao meio ambiente, colaborando no desenvolvimento de propostas com o intuito de minimizá-los ou até eliminá-los. (72 horas) 
Prevenção de doenças e acidentes do trabalho: reconhecimento das doenças profissionais e das relacionadas ao trabalho, através do atendimento ao trabalhador, investigação das causas possíveis de acidentes e doenças, e desenvolvimento das ações de vigilância epidemiológica. (100 horas) 
Organização dos serviços de saúde do trabalhador: desenvolvimento de competências voltadas à organização dos serviços de saúde, a execução do programa de controle médico de saúde ocupacional e atendimentos de urgência e emergência além da implantação de treinamento de primeiros socorros no trabalho. (88 horas) 
Programas em saúde do trabalhador: desenvolvimento de competências para implantação de ações educativas e de programas em saúde, possibilitando melhorar a qualidade de vida do trabalhador e família. (40 horas)

https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f8d/1/16/2611.png Certificação
Àquele que for aprovado em todos os módulos que compõem a organização curricular deste curso e apresentar o diploma de Técnico em Enfermagem será conferido o certificado de

Técnico de Enfermagem do Trabalho – Especialização Técnica de Nível Médio – com validade nacional.

Saiba mais: https://goo.gl/ypemX3