Semana da Água – De 19 à 23/03 – Parte 2

Caros Gestores,

 

A Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação sugere para que seja inserida na pauta do planejamento a divulgação da “V Conferência Infanto-juvenil para o Meio Ambiente”, ação essa que é realizada em parceria com o MEC.

Algumas escolas desta diretoria já participaram das versões anteriores, sendo a última realizada em 2013, e nossos alunos se destacaram nas etapas: regional, estadual e nacional, defendendo ideias de uma Escola Sustentável. Essa boa participação me faz acreditar que nesta V Conferência não será diferente. E assim, convido a todas as escolas envolver seus alunos na preparação, organização e inscrever-se na “V CNIJMA”.

referida conferência tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A primeira etapa da Conferência ocorre na Escola que deve envolver toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A escola deverá elaborar um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados, a ser colocado em prática após o evento; divulgar o projeto; eleger um delegado ou delegada (e suplente) que deverão estar cursando os anos finais do ensino fundamental até o período da Conferência Estadual e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa nacional da V CNIJMA; e compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Para entender como realizá-la consulte a publicação “Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola”.

Conferências nas Escolas (etapa obrigatória) – devem ser realizadas até 31 de março de 2018. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 03 de abril de 2018.

http://conferenciainfanto.mec.gov.br/biblioteca-home

 

 

Att.

Maria Helena Z. Salvador

PCNP Interlocutora de Educação Ambiental

DER de Registro.

Fone: (13) 3828-1470

 

 

Obs. A idade dos alunos para participar das etapas: regional, estadual e nacional é entre 11 e 14 anos. Isso não impede que escolas com o seguimento de EM onde os alunos estão com idade acima se envolvam na etapa local (escola). O objetivo maior dessa ação é envolver um número maior de comunidades escolares para buscar caminhos de sustentabilidade e que a escola é um espaço para exercitar essa concepção.