Enem 2020

ENEM 2020 – Cronograma, isenção, inscrições, tudo que deve saber

ENEM 2020 – O Inep todos os anos lança o edital do Enem e posteriormente abre as inscrições para o exame e após todo o processo de seleção e divulgação dos resultados.

Primeiramente, vamos conhecer as etapas e cronograma para Enem 2020.

Cronograma Enem 2020

Acontecimento Data Estado O que fazer
Publicação do edital Dia 31 de Março PUBLICADO Leia Edital Enem 2020
Solicitação de isenção da taxa de inscrição Dia 6 a dia 17 de Abril No Aguarde Isenção Enem 2020 – Como pedir?
Começa a inscrição Dia 11 a dia 22 de Maio No Aguarde Inscrições Enem 2020
Divulgação do Cartão de Confirmação Dia 16 de Outubro No Aguarde Cartão de confirmação Enem 2020
Primeiro dia da Aplicação das provas Dia 1 de Novembro No Aguarde Local de prova Enem 2020
Segundo dia da Aplicação das provas Dia 8 de Novembro No Aguarde Apostila ENEM 2020

Confira as datas importantes para Enem 2020. Datas são confirmadas no edital publicado em 31 de março!Ter a chance de viver a vida acadêmica é o grande sonho de muitos jovens em todo pais, ter um diploma de nível superior permite que esses estudantes ganhem qualidade de vida, formação e reconhecimento em seu trabalho e na sua área de formação.

ENEM 2020

O que vai mudar no Enem 2020

O Enem 2020, provavelmente, terá algumas modificações para se alinhar ao novo ensino médio. Saiba aqui tudo que vai acontecer em sua nova estrutura.

A partir de 2020, o formato do ensino médio passará por possíveis mudanças. Sendo assim, possivelmente, todo esse processo se refletirá na aplicação da prova Enem. Por isso, você precisa estar atento para não perder nenhuma informação.

De acordo com a Lei nº 13.415/2017, que trata da Lei do novo ensino médio, o aluno terá mais liberdade, flexibilidade.

Também terá maior carga horária e a inclusão do ensino técnico e profissionalizante, além de outros pormenores de acordo com os critérios da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Dentre as suas modificações, vale a pena destacar:

  • Aumento da carga horária de estudo de 800 horas para 1.000 horas no ano
  • Formação técnica e profissionalizante
  • Escolha da área de conhecimento conforme o seu interesse
  • Inclusão dos itinerários formativos que se constituem de: projetos, disciplinas, núcleos de estudos, oficinas etc, dentro das áreas de conhecimento
  • As redes de ensino de cada estado terão maior autonomia para definir os itinerários formativos. No entanto, contarão com a ajuda da comunidade escolar
  • E muitas outras novidades

Com isso, o Enem 2020 sofrerá alteração, pois precisará se adequar a esse novo modelo de ensino. Será que você está preparado? Como serão as provas? Saiba mais detalhes abaixo!

Possíveis mudanças Enem 2020

mudanças ENEM 2020

Uma das mudanças que ocorrerão para o Enem 2020 é que você poderá utilizar a nota da sua prova em diferentes estados do Brasil.

Isso significa que se você fizer a prova em Curitiba e precisar viajar, você poderá utilizar essa nota Enem 2020 em uma universidade pública ou privada de outro estado.

Sendo assim, você tem uma oportunidade maior de diversificar a sua chance de ingressar em um curso superior em qualquer lugar do país.

Até 2020, certamente, as mudanças ocorrerão, porém, progressivamente. Portanto, mantenha-se informado buscando as novidades em nosso blog.

Sobre Enem

O programa criado pelo Ministério da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, tinha como intuito levar aos jovens e adultos a oportunidade de fazer uma faculdade, sendo ela de caráter privado ou público e assim posteriormente obter o diploma de nível superior.

São 20 anos de sua criação e ao longo desse tempo, o Enem já beneficiou vários brasileiros, um programa social tão amplo que hoje ganha até parceria com universidade de outros países, como é o caso de Portugal, Argentina que oferece bolsa de estudos com a nota do Enem aos brasileiros.

Requisitos

Todos os e as informações necessárias são encontradas no edital, mas é de suma importância que o candidato tenha conhecimento de alguns requisitos para fazer a inscrição, confira:

  • O interessado teve ter concluído ou estar no último ano do ensino médio para fazer o exame;
  • deve ter obrigatoriamente o CPF, RG e os dados pessoais completos para fazer a inscrição

A inscrição é feita via internet e o interessado deve fazer o uso do CPF no ato da inscrição, as informações adicionais encontrasse no Edital Enem.

Isenção da taxa do ENEM 2020

Solicitação de isenção começa em dia 6 e termina em dia 17 de abril!

Saiba que precisa atender os requisitos se quiser fazer pedido de isenção da taxa da inscrição para Enem 2020.

Para solicitar a isenção da taxa é preciso estar sempre atento ao calendário do Enem. Em 2020 o prazo de solicitação da isenção foi antes mesmo de abrirem as inscrições.

Você tem direito a isenção da taxa de inscrição do ENEM caso se encaixe em algum dos seguintes quesitos:

  •  Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Inscritos no CadÚnico: amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos;
  • Aprovados no Encceja: quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguiu a certificação para o ensino médio pelo Encceja no ano anterior.

Clique Pedir Isenção Enem 2020 e entenda como solicitar isenção passo a passo.

Inscrições para Enem 2020

inscrições para ENEM 2020

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio acontece entre Abril e Maio de 2020, com as datas fixadas já em edital. Para fazer a inscrição na página do participante 2020, siga algumas instruções:

  • Acesse o site do Enem pelo link enem.inep.gov.br, e clique em página do participante;
  • Insira seu CPF, Data de Nascimento, Cadastre uma senha, informe todos os seus dados e finalize a sua inscrição.
  • Imprima o GRU no valor de R$88,00

Os estudantes que obtiveram a isenção, no ato da inscrição o status de sento aparece no sistema. Já aos estudantes que não obtiveram a isenção deveram efetuar o pagamento da taxa.

Durante a inscrição, o interessado obrigatoriamente deve preencher o questionário socioeconômico.

Provas

Na prova objetiva os candidatos terão disciplinas relacionadas a Ciências Humanas e as suas tecnologias, Ciências da Natureza e as suas tecnologias, Linguagem, Códigos e as suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, e uma redação com o tem atual.

Artigos relevantes:

A realização das provas do Enem acontece no mês de Novembro de 2020, será aplicado em dois domingos, sendo dividido as competências do exame.

Após o período de provas, os interessados irão verificar o resultado da prova objetiva e da redação. Antes do resultado oficial, o Inep liberar no sistema o gabarito preliminar, a consulta do resultado individual é feita na página do participante usando o CPF e a senha cadastrada para ver o boletim de notas.

Gabarito e resultado

resultado ENEM 2020

O gabarito é divulgado e publicado logo após a prova. Possivelmente, no dia 14 de novembro de 2020. Você poderá verificar tanto na sua página do participante quanto no site do Inep Enem. Nessa data também será divulgado o caderno de questões.

O resultado da prova será oficialmente divulgado e publicado no dia 18 de janeiro do ano subseqüente. Na sua página do participante, você poderá descobrir como foi o seu desempenho nas provas bem como a pontuação que atingiu.

Já a redação pode demorar mais um pouco devido a análise de todos os candidatos e complexidade da correção. Assim, provavelmente, você saberá da nota de redação somente no mês de março do ano subseqüente.

O espelho da redação é a sua oportunidade de analisar onde pode melhorar em sua escrita. Portanto, dê atenção a correção que foi feita na sua para identificar erros que podem ser corrigidos e melhorados.

Como usar a sua nota do Enem 2020

Com a nota do Enem 2020 em mão, pode ingressar a faculdade por meio do Sisu (Sistema informatizado de Seleção Unificada), inscrever-se na bolsa ProUni e até conseguir FIES. Para mais detalhes, pode continuar lendo outros artigos no nosso site e tire suas dúvidas sobre como funcions os programas do governo federal.

Sisu 2021 – Sistema de Seleção Unificada

  • Graduação em universidades públicas (federais e estaduais)
  • O processo de seleção ocorre todo ano no primeiro e segundo semestre
  • É obrigatório ter feito o Enem e não ter zerado na redação
  • Você poderá selecionar até 2 opções de cursos
  • Além da chamada regular, você pode também participar da lista de espera

Para mais informações, acesse Sisu.

ProUni 2021 – Universidade para todos

  • Graduação em universidade privada por meio de bolsas de estudos
  • As bolsas podem ser integrais (100%) e parciais (50%)
  • O processo seletivo ocorre todo ano no primeiro e segundo semestre
  • É obrigatório ter feito o Enem e não ter zerado na redação
  • É possível escolher até 2 cursos de seu interesse
  • Será preciso comprovar baixa renda

Para mais detalhes e como se inscrever, clique ProUni.

Fies 2021 – Fundo de Financiamento Estudantil

  • Graduação em universidade privada por meio de financiamento
  • O processo de seleção ocorre em dois períodos do ano: primeiro e segundo semestre
  • É obrigatório ter feito o Enem
  • Será preciso um fiador
  • Tem que comprovar renda
  • O aditamento (renovação) do financiamento é semestral

Acesse Fies e obtenha mais informações de como funciona!

IES Portugal

Graduação em universidades portuguesas por meio de acordos internacionais

São mais de 40 faculdades que você poderá escolher, de acordo com os requisitos de ingresso

É obrigatório ter feito o Enem

Todo processo seletivo depende de cada universidade bem como critérios e documentação

Para mais detalhes de como fazer da seleção você pode acessar IES Portugal

Que tal? Ficou interessado em uma dessas 4 opções para você estudar e concluir a graduação?Comente qual você tem mais interesse e compartilhe, se assim desejar!

fonte: https://enem2020.site/