Programa de Ensino Integral está com inscrições abertas para cursos

Olha só, profissional da rede!

A Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) recebe inscrições de profissionais da rede ensino paulista – tanto da rede estadual quanto das municipais – para cursos que trabalham os elementos do PEI na prática: >> Modelo de Gestão – 2ª edição/2021 O curso está fundamentado nos princípios do Modelo Pedagógico, nas premissas do Modelo de Gestão e nos Instrumentos de Gestão do PEI e visa auxiliar as práticas e a reflexão sobre a rotina dos profissionais da educação.

>> Clubes Juvenis – 2ª edição/2021 Objetiva possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos sobre a metodologia aplicada nas escolas do PEI. Por meio desses clubes, os estudantes desenvolvem autonomia, senso de responsabilidade e o protagonismo juvenil, participando efetivamente do processo de aprendizagem.

>> Professor Coordenador de Área (PCA) – 1ª edição/2021 Contextualiza o papel e as atribuições do Professor Coordenador de Área (PCA) dentro do modelo pedagógico e de gestão do PEI. Também aborda a importância do trabalho do PCA na articulação entre os componentes de sua área de atuação e entre as áreas, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho inter/transdisciplinar. Para cada área, são apresentadas as principais metodologias e recursos pedagógicos, de acordo com a etapa de ensino, procurando evidenciar o desdobramento dos trabalhos pedagógicos no desenvolvimento das formações de cada área (ATPCA) e na articulação da coordenação pedagógica junto à atuação docente.

>> Orientação de Estudos – 1ª edição/2021 O componente Orientação de Estudos (OE) é estruturado a partir do princípio da competência de “aprender a aprender”. Deste modo, é possível incentivar a autonomia, a responsabilidade, a consciência, o gosto pelo estudo e a postura protagonista do estudante em relação à própria aprendizagem. Amplia os conhecimentos sobre a OE e apoiar os professores na orientação de estratégias e técnicas de estudo que possam subsidiar os estudantes em sua jornada escolar.

Para realizar a sua inscrição, acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/ e clique no canal “Cursos e Formações”.