Senac Registro realiza Semana da Consciência Negra

Unidade terá programação gratuita com palestras, rodas de conversa, expressões artísticas e oficina de bonecas africanas.

De 20 a 23 de novembro, o Senac Registro promove a Semana da Consciência Negra. O evento, realizado em parceria com o Sesc, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), tem o objetivo de promover reflexões que contribuam para sensibilizar o público sobre a importância da valorização da cultura africana e afro-brasileira.  

Durante os três dias, a unidade discutirá, por meio de rodas de conversas, palestras e expressões artísticas, questões sobre cultura, empoderamento, racismo e intolerância. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Na segunda-feira, 20, a partir das 15 horas, acontece a roda de conversa É preciso falar de racismo: poder negro do Vale, na qual serão abordados o preconceito no país e a importância de encarar esse problema. Um pouco mais tarde, às 19h30, será a vez da palestra O Racismo é um mal que adoece, desiguala e desumaniza.

Já na terça-feira, 21, às 14 horas, acontece uma oficina de bonecas Abayomi. Feitas de pano e sem costura, elas representam o símbolo de resistência da cultura africana.

No dia seguinte, às 10 horas, o Senac Registro promove a apresentação Culturas Quilombolas, com danças africanas e capoeira. A atração será realizada pelos alunos do Técnico em Enfermagem. Esses estudantes são oriundos de 14 quilombos remanescentes de Eldorado e Iporanga.

Também na quarta-feira, às 15 horas, acontece a palestra Gratidão: resistência periférica. Na ocasião, Márcio Ricardo, poeta do Grajaú, conta como se envolveu com a literatura, até escrever seu livro “Felicidade Brasileira”.

Já na quinta-feira, 23, às 9 horas, a palestra Bullying nas escolas, na perspectiva étnico-racialabordará como lidar com esse tipo de violência, que se faz cada vez mais presente nos ambientes educacionais. Para encerrar o evento, às 20 horas, será realizada a roda de conversa Dandaras: a força das mulheres negras, em que serão discutidos como o racismo e o sexismo afetam a integridade física e emocional deste grupo e quais são as estratégias utilizadas para enfrentamento do problema.

A Semana da Consciência Negra do Senac Registro é gratuita e aberta ao público. Apenas as rodas de conversa e a oficina de bonecas Abayomi têm vagas limitadas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Outras informações sobre a programação podem ser adquiridas diretamente na unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105 – Vila Florida.

 

Serviços:

Semana da Consciência Negra

Data: de 20 a 23 de novembro

Local: Senac Registro

Programação gratuita

 

Roda de conversa: É preciso falar de racismo: poder negro do Vale

Data: 20 de novembro, segunda-feira, das 15 às 16 horas

Vagas limitadas para 15 pessoas. Serão preenchidas por ordem de chegada.

 

Palestra: O Racismo é um mal que adoece, desiguala e desumaniza

Data: 20 de novembro, segunda-feira, das 19h30 às 20h30

 

Oficina: de bonecas Abayomi

Data: 21 de novembro, terça-feira, das 14 às 15 horas

Vagas limitadas para 25 pessoas. Serão preenchidas por ordem de chegada.

 

Apresentação cultural: Culturas Quilombolas

Data: 22 de novembro, quarta-feira, das 10 às 11 horas

Palestra – Gratidão: resistência periférica

 

Data: 22 de novembro, quarta-feira, das 15 horas às 16h30

Bullying nas escolas, na perspectiva étnico-racial

 

Data: 23 de novembro, quinta-feira, das 9 às 11 horas

Roda de conversa – Dandaras: a força das mulheres negras

 

Data: 23 de novembro, quinta-feira, 20 horas às 21h30

Vagas limitadas para 15 pessoas. Serão preenchidas por ordem de chegada.

 

Informações:

Senac Registro

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 – Vila Florida

Site: http://www.sp.senac.br/registro